domingo, 28 de fevereiro de 2010

SESSÃO DE CINEMA!

Durante a semana pudemos preparar uma grande sessão de cinema: OS TRÊS PORQUINHOS. Para não assistirmos sozinhos convidámos os nossos vizinhos da Sala da Magia. Ligámos o computador, apagámos as luzes e acção...
RECORTES PEDAGÓGICOS
O adulto deve “apoiar o tempo de grupo desenvolvendo esse mesmo tempo em torno de novos materiais e acções. Essas propostas deverão constituir novidade” (Post & Hohmann, 2007) conduzindo para uma exploração activa, impulsionada pelo adulto mas aceite significativamente pelas crianças.

PARABÉNS PARA O R.!

Esta semana recebemos com muito prazer a família do R. para realizar a sua festa de aniversário. Juntámos as duas salas da creche e aproveitámos ao máximo esta oportunidade. Parabéns pelo teu primeiro aninho!
RECORTES PEDAGÓGICOS
Os educadores estabelecem parcerias com os pais porque valorizam e respeitam os pais como principais contribuintes para a saúde e o bem-estar das crianças. Os educadores reconhecem essa partilha como fonte de eficácia para o sucesso do trabalho em contexto de Creche. (in: Educação de Bebés em Infantários)

Os animais e a Sala da Fantasia...

O grupo da Sala da Fantasia anda fascinado por animais, resolvemos assim, fazer um pequeno projecto sobre eles.

Para dar início ao projecto, fizemos um jogo que consistia na identificação dos animais pelos sons. Com a ajuda de um CD e algumas imagens de animais, este jogo tornou-se muito interactivo. O objectivo do jogo era que as crianças conseguissem associar a imagem do animal ao respectivo som.

A M. a identificar o animal do som (gato).

Foi também facultado ao grupo vários animais para que estes os pudessem manipular à-vontade, estimulando a sua criatividade e imaginação.

O T. a brincar com os animais. Estão a beber água...


Foram também colocadas na sala, várias imagens de animais, à altura das crianças, para estimular a sua curiosidade e para estimular também a sua memória e linguagem oral.

O S. e o M. a identificarem os animais nas imagens!
Por último, aprendemos a canção "Na quinta do Tio Manel". E que giro que foi fazer as "vozes" dos animais...

Mapa das Presenças e outros instrumentos reguladores...

Durante os meses de Janeiro e Fevereiro, foram implementados na Sala da Fantasia, os seguinte mapas: Mapa das Presenças, Mapa do Tempo e Mapa das Rotinas.
Este mapas têm como objectivo regular a acção educativa da sala e servirem de suporte à avaliação do grupo e da criança.
A E. a preencher o Mapa do Tempo.


O Mapa das Rotinas.
Todos os mapas (instrumentos reguladores) estão à altura das crianças para que estas os possam preencher ou consultar.

A Caixa das Surpresas voltou!

A nossa Caixa das Surpresas, que nos deixa sempre muito atentos e curiosos voltou e, desta vez vinha cheia de tule. Tule azul, verde e vermelho. E que bom que foi mexer neste material tão especial!!


E a nossa caixa tão especial visitou também a Sala da Magia!

domingo, 21 de fevereiro de 2010

A Sala da Fantasia surpreendeu-nos com um tecido chamado tule…

...arregaçámos as mangas e partimos à descoberta das nossas sensações...e foi muito divertido! Obrigada à Sala da Fantasia!

RECORTES PEDAGÓGICOS

Esta proposta reúne um conjunto de desafios significativos à aquisição de novas competências motoras, sociais e cognitivas. A criança que é implicada activamente neste processo exploratório entra em contacto com aprendizagens ao nível da coordenação óculo-manual, da representação de causa/efeito, do fortalecimento muscular e das interacções sociais. “Tudo o que é leve e maleável é um bom brinquedo para o bebé(M. Stoppard, 2005).

Carnaval na Sala da Fantasia!

O carnaval é uma das melhores épocas para quem gosta de festa, especialmente as crianças. E para animar ainda mais o carnaval, nada melhor do que algumas brincadeiras.

Para assinalar este dia e ficarmos com uma recordação para guardar na nossa capa de trabalhos, elaborámos um palhacinho usando alguns materiais que ainda não tínhamos experimentado: pratos de plástico, papel autocolante e papel crepe. Ficámos muito orgulhosos!


As máscaras são a marca registrada do carnaval, mas na nossa sala, optámos por construir um chapéu de Arlequim (os nossos meninos não gostam muito de coisas na cara). Vejam como eles ficaram giros!

LUVA MÁGICA!

Esta semana conhecemos um instrumento musical muito especial. Tinha um som forte e agudo mas mesmo assim as suas cores e a sua forma eram muito interessantes...conseguem adivinhar qual foi o instrumento?

Pois é era uma luva de guizos! E depois de muito a explorarmos, juntámos o novo instrumento à nossa caixa da música.

RECORTES PEDAGÓGICOS

Os bebés adoram sons diferentes, principalmente os mais agudos, por isso os brinquedos de chiar são os melhores. O bebés adorará fazer sons (…) enquanto apreende um conceito intelectual muito importante - Causa/Efeito - [quando abano isto, faço barulho].” (M. Stoppard, 2005)

Bons livros...bons momentos...

Esta semana, a B. da Sala da Magia trouxe-nos estes lindos livros, no âmbito da nossa biblioteca vai-vem, para partilhar com os amigos.
Por vezes ,torna-se difícil encontrar livros adequados para creche, por isso aqui estão dois bons exemplos. Ambos contêm imagens reais que nesta faixa etária são muito importantes para que as crianças associem e percebam a percepção da vida e do que as rodeia...

O livro dos gatinhos tem a particularidade de conter sons o que estimula a percepção auditiva e o das cores promove a exploração táctil pois permite que as crianças toquem em texturas diferentes. Uma descoberta na exploração...


Para além destes dois exemplos podem encontrar aqui no blogue outras boas sugestões...

O Carnaval na Sala da Magia

A nossa sala também viveu o Carnaval de uma forma muito especial aliando o tema a actividades que possam promover ao mesmo tempo competências nas nossas crianças...
Explorámos balões que serviram para decorar o nosso móbil da sala...


Fizemos um pequeno baile mais em privado na sala claro...






As máscaras que fizemos para celebrar o tema...


O Carnaval foi vivido com muita música na sala, muita energia e a alegria típica das nossas crianças...

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Estamos a crescer!!

Os meninos da Sala da Fantasia estão a crescer!
Desde a semana passada que algumas crianças da Sala da Fantasia começaram a usar a sanita!!
Para incentivar o uso da sanita, foi construído um mapa regulador desta acção, que é preenchido por cada criança.

A equipa da sala gostaria apenas de realçar que o deixar a fralda é um marco fundamental no desenvolvimento. E, como todos os outros, deve ser uma conquista da criança, no momento em que estiver pronta.

Segundo Terry Brazelton existem sete sinais que nos alertam para esta possível conquista: já não querer estar sempre de pé e a andar de um lado para o outro; a linguagem estar bastante desenvolvida; saber dizer não; saber pôr as coisas no sítio certo; começar a imitar os pais e irmãos mais velhos; começar a manter-se seca durante uma ou duas horas; fazer cocó a horas certas e estar a conquistar a consciência do seu corpo.
Estes sete sinais eleitos por Brazelton como essenciais revelam que o controlo dos esfíncteres, ou seja, aprender a reter durante algum tempo o chichi e o cocó, é uma capacidade complexa e que está relacionada com uma série de outras aquisições.


Esta conquista só é possível quando existe uma parceria com os pais/família, por isso deixamos aqui alguns conselhos: tenham muita paciência; no fim de semana no caso de terem de sair de casa, usem as «fraldas-cueca»; mostrem muita satisfação de cada vez que a criança pede para fazer chichi ou cocó e faz no bacio ou na sanita; nunca forçar uma criança a estar sentada no bacio e não cair na tentação de fazer comparações com outras crianças.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

DIA DOS NAMORADOS!

FELIZ DIA DOS NAMORADOS!
Para festejar o Dia dos Namorados, a Creche construiu os Lenços de Namorados (uma tradição nortenha já em desuso) para presentear os pais neste dia tão especial.
"É provável que a origem dos "lenços dos namorados" ou "lenços de pedidos" esteja nos lenços senhoris do sec. XVII - XVIII, adaptados depois pelas mulheres do povo, dando-lhe consequentemente um aspecto característico. A moça quando estava próxima da idade de casar confeccionava o seu lenço bordado a partir dum pano de linho fino que porventura possuía ou dum lenço de algodão que adquiria na feira, dos chamados lenços da tropa. Depois de bordado o lenço ia ter às mãos do "namorado" ou "conversado" e era em conformidade com a atitude deste de usar publicamente ou não, que se decidia o início duma ligação amorosa."(in: http://www.aliancartesanal.pt/site/home.asp?pagina=h)

BAILE DE CARNAVAL!

O Carnaval é para todos e por isso as crianças da Creche tiveram a oportunidade de participar num Baile de Carnaval… ...um Baile a rigor…com serpentinas e muita música!
As três salas mostraram que a dançar e brincar é que o Carnaval se festeja!
RECORTES PEDAGÓGICOS
Embora as actividades estruturadas para crianças em Creche devam atender as suas necessidades individuais, o adulto deve proporcionar experiências novas e significativas. O festejo de uma data importante no calendário deverá ser fomentada pelos adultos de forma a integrar e relacionar a cultura e os costumes numa perspectiva de educação para os valores culturais.

SOU EU QUE ESTOU ALI?

Esta semana tivemos uma grande surpresa. O chão da nossa sala transformou-se…
...sim, vejam bem…nós víamo-nos reflectidos no chão.

Foi muito divertido. Procurámos perceber se éramos nós que estávamos ali, explorando através de todos os nossos sentidos a imagem reflectida.

RECORTES PEDAGÓGICOS
Segundo Miriam Stoppard (pediatra), “desde o nascimento que o bebé está fascinado com caras especialmente pela forma como se reflectem num espelho, pois olhar para o espelho é divertido mas também é uma actividade altamente intelectual”. Estas explorações ajudam, mais tarde, a criança a estruturar a construção do seu “EU”.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Sombras...

O Teatro de Sombras é uma técnica milenar chinesa muito versátil, que desperta nas crianças, especialmente, deslumbramento e encantamento.
Esta técnica estimula a criatividade natural da criança, promovendo nesta o gosto pelo oposto entre a fantasia e a realidade.

A Sala da Magia e da Fantasia, juntaram-se mais uma vez, e experimentaram pela primeira vez o Teatro de Sombras.

As crianças das duas salas muito atentas e silenciosas, mostrando-se muito curiosas ao primeiro contacto com esta técnica.

Nesta primeira experiência, a equipa, deixou as crianças serem elas os "actores" deste teatro.
Primeiro estranharam mas, depois, houve muitos risos e todos quiseram ir para trás do pano. Do outro lado, o resto do grupo, batia palmas, gritava e fazia muito barulho.
Daqui a algum tempo haverá mais novidades relacionadas com este tipo de técnica!!

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Era uma vez...

Desta vez a Hora do Conto teve como protagonista a História do Capuchinho Vermelho!! E num suporte muito especial que deliciou as crianças.
A história do Capuchinho Vermelho foi contada recorrendo a slides! E que engraçado que foi (nós não sabíamos que as nossas paredes eram especiais e que até faziam de televisão)!!

Sala da Magia


Sala da Fantasia


Segundo Catarina Barros (Psicóloga Clínica e Psicoterapeuta Psicanalítica), as histórias tradicionais são exemplo de uma herança cultural colectiva, focalizada nas vivências humanas e têm em comum sempre um problema/dilema, o que permite àcriança enfrentar o problema na sua forma mais essencial.
O bem e o mal estão presentes, mas ao serem representados simbolicamente (em personagens do maravilhoso) e afastados temporalmente (“Era uma vez…”; “Há muito, muito tempo…”), permitem que a criança encontre significados que lhe serão úteis, sem se traçar uma linha directa com as suas vivências reais.


Também o psicanalista Bruno Bettelheim, autor do livro “Psicanálise dos Contos de Fadas”, se debruçou sobre este tema.
Segundo Bettelheim, a cada conto corresponde um sector da evolução interior do indivíduo, utilizando alguns exemplos populares: em João e Maria, a luta relutante pela independência dos pais (o medo da separação); em Capuchinho Vermelho, a exposição prematura a experiências para as quais ainda não se está preparado (primeiros desvios às orientações dos pais); em Branca de Neve, o conflito/rivalidade entre filho e figura parental (simbolizado no conto pela madrasta), em A Bela e o Monstro, a temática antiga do amor existente entre progenitor e filho, do qual nascerá mais tarde um amor diferente, que o fará unir-se à pessoa amada.
O bom herói é largamente escolhido como figura de identificação, por se afigurar extremamente agradável à criança, em todas as suas lutas. O modo como o protagonista, frequentemente o mais pequeno, ou o mais novo, se desenvencilha dos obstáculos deparados, confere um sentimento de esperança na criança de que também ela, vencerá as suas piores ameaças. De acordo com o referido autor, quanto mais simples e directa é uma personagem, mais rapidamente a criança se identifica a ela e rejeita a má.
O “final feliz” que alguns adultos consideram irreal e falso, parece ser uma óptima contribuição que estes contos fornecem às crianças, encorajando-as a lutar por valores amadurecidos e a construir um sentimento positivo em relação à vida.

Escola de Pais

Informamos os Pais, Encarregados de Educação, utentes e famílias, que o Projecto Escola de Pais já está a decorrer no Centro Comunitário PIA I, na sala do Centro de Dia a partir das 18h00, com uma periodicidade bimensal, com os seguintes temas:

Dia 9 de Fevereiro - Fomos filhos...Somos Pais!

Dia 22 de Fevereiro - Comunicação e expressão de sentimentos.

Dia 9 de Março - Educação: projecto e realidade.

Dia 23 de Março - Planeamento Familiar.

Dia 6 de Abril - Economia doméstica.

Dia 20 de Abril - Higiene pessoal e habitacional.

Dia 4 de Maio - Lidar com situações difíceis.

Dia 18 de Maio - Educar para o optimismo.


Todas as sessões serão dinamizadas pela psicóloga Dra. Patrícia Chaleira do Movimento de Defesa da Vida (MDV).

sábado, 6 de fevereiro de 2010

PARABÉNS PARA A M.!

Esta semana fomos contemplados pelo sol e aproveitámos para realizar a festa de aniversário da M. no exterior. Juntámos as três salas da creche e a família da M. e aproveitámos ao máximo esta oportunidade.

Parabéns pelo teu primeiro aninho!

RECORTES PEDAGÓGICOS

A família e a creche são dois contextos que partilham a educação de uma criança. Nesse sentido e “sendo os pais os principais responsáveis pela educação das crianças têm o direito de escolher, conhecer e contribuir para a resposta educativa que desejam para os seus filhos” (in: Orientações Curriculares).

QUE LINDAS OVELHITAS!

A numa bela manhã reparamos numas ovelhas branquinhas que pastavam diante da nossa janela. Observámo-las com muita atenção e rimos muito por estarmos a olhar para as ovelhas a comer.
RECORTES PEDAGÓGICOS

O adulto deve corresponder de forma facilitadora e desafiante à curiosidade natural e o desejo de saber das crianças. Desta forma poderá sustentar a ponte entre as potencialidades e as conquistas reais da criança, ou seja, aproximar a distância entre a zona de desenvolvimento real à zona de desenvolvimento potencial da criança (ZDP – conceito definido pelo psicólogo Lev Vygotsky).

MONTÁMOS A TENDA!

Para fazermos o nosso jogo de exploração motora pudemos montar uma tenda para entrar, sair, rebolar, gatinhar, agarrar, puxar, mexer, cheirar, abocanhar, observar, sentir...

...enfim explorar com todo o seu corpo e todos os seus sentidos!

RECORTES PEDAGÓGICOS

Segundo J. Piaget o grupo encontra-se no Estádio Sensório-Motor onde a coordenação de todos os seus sentidos e o movimento constroem o conhecimento, ou seja, “os bebés e as crianças mais novas aprendem fazendo, porque os seus jovens cérebros estão particularmente predispostos para a acção” (Post & Hohmann, 2007).

Pedagogia do Afecto é um termo criado pelo autor Carlos França, o qual designa as relações interpessoais de afectividade em sala de aula. Resumidamente é a introdução no processo educativo, de teorias e técnicas que façam prevalecer a amizade, a ternura, o toque afectivo, o respeito mútuo, etc. A importância da educação emocional é fundamental, para que não se criem no futuro indivíduos altamente intelectualizados (cognitivos) e com baixo equilíbrio psicológico.
Esta teoria é oriunda do conceito passado pelo livro muito famoso ‘Terapia do Abraço’ de Kathleen Keating, no qual a autora enfatiza a importância do contacto físico entre adultos e principalmente na formação psicológica da criança.
Estudos científicos já comprovaram que a criança que é criada com pouco afecto, pouco carinho, pouco contacto físico, desenvolve-se mais lentamente. Na obra de Kathleen, ela afirma que o abraço é uma forma especial de tocar, porque abraçar faz-nos sentir seguros, queridos, melhora a auto estima, acaba com a solidão e muito mais. Em uma criança o abraço faz milagres, faz com que ela se sinta amada, querida, segura, confortável e com a auto-estima elevada (in:
www.portalis.co.pt).
A equipa da Creche aconcelha o visionamento do pequeno filme, aceda ao link:
...lá pela Creche vamos dando muitos "Abraços de Urso" ;)

NOVIDADES!

Esta semana reservamos este espaço para dar duas novidades importantes.
Começamos pela S., a nossa miúda já começou a dar os seus primeiros passinhos!

E por sua vez o nosso miúdo V. já se senta com o apoio do sentador.

Estão ou não estão crescidos?!
Estamos muito orgulhosos por estas conquistas!

RECORTES PEDAGÓGICOS

Para aprenderem e crescerem, as crianças precisam de um ambiente emocionalmente rico que o psicanalista Erik Erikson (1950) descreveu como aquele que apoia a confiança em vez da desconfiança. O alicerce do desenvolvimento humano saudável é a confiança que nasce do cuidado” (Post & Hohmann, 2007). Os adultos da Sala dos Sonhos acreditam que esta confiança se constrói segundo uma pedagogia baseada nos afectos, só assim a criança se desenvolve harmoniosamente saudável.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

SACO DOS LIVROS

A Sala dos Sonhos também tem um saco de partilha de livros casa/creche. E este Saco dos Livros tem um regulamento que esperamos que seja cumprido...


BIBLIOTECA
SONHAR A LER

REGULAMENTO DO SACO DOS LIVROS

  • O Leitor deverá deixar o Cartão de Leitor a cada requisição
  • O Leitor pode ficar com o livro durante 5 dias
  • O Leitor deverá trazer 1 livro de casa para partilhar na Creche
  • O Registo de Leitura deverá ser entregue e devidamente preenchido no acto da entrega do Saco dos Livros

COIMA: Em caso de incumprimento de alguma das regras o Leitor e a Família deverão dinamizar a Hora do Conto na Sala dos Sonhos.É também de salientar que os leitores desta biblioteca têm direito a um Cartão de Leitor...pois é esta é uma biblioteca a sério!

Esta foi mais uma das estratégias que a Equipa da Creche estruturou de forma a envolver as famílias neste projecto das mini bibliotecas da creche. Seguindo um mesmo caminho (fomentar em cada família a importância dos livros desde tenra idade) cada Sala dinamizou o espaço e os materiais adequando sempre ao grupo de crianças a quem se destinava. Assim e só assim se torna significativo!

Dica:

Faça da leitura uma actividade divertida

Tenha sempre uma estante baixa com livros, uma caixa ou um cesto na zona dos brinquedos.

As crianças pequenas não aguentam muito tempo e não se deve forçar. À medida que vão crescendo passam a gostar de ver livros e ouvir histórias durante mais tempo. (in: Crescer a Ler - APEI)

O SACO DOS LIVROS JÁ COMEÇOU A VIAJAR!

O nosso Saco dos Livros já começou a viajar pelas casas dos miúdos da Sala dos Sonhos…
...este fim-de-semana foi conhecer a casa do R..
O livro que escolhemos para a primeira visita foi da colecção Toca e Sente do Bebé, o livro Cãezinhos e Gatinhos da Civilização.

Agora esperamos, ansiosos, para saber qual é o livro que o R. vai trazer para partilhar.

O Saco dos Livros tem como principal objectivo fomentar um hábito de vida, ou seja, incutir nas famílias a importância do contacto directo com livros e leituras, é que “as crianças compreendem muito antes de saberem expressar-se (…) as crianças que lêem ou ouvem ler e contactam com livros todos os dias desenvolvem-se melhor e têm mais sucesso na escola”. (Projecto Crescer a Ler - APEI)

LUZINHA DA BANDA DE ALÉM...

O grupo da Sala dos Sonhos, esta semana, foi desafiado a explorar uma luz…

…mas não foi uma luz qualquer. Era uma luz que só se via no escuro. Como somos muito curiosos tentámos agarrá-la para ver como era...mas ela era rápida e fugia.

Tudo é novidade para bebés.” (Post & Hohmann, 2007)
Segundo Selma Fraiberg (psicóloga infantil) os bebés são motivados por “uma intensa sede de experiência sensorial”, pois “exploram objectos para descobrir o que são e o que fazem (…) e aos poucos alargam as suas acções exploratórias e organizam as suas descobertas em conceitos básicos de funcionamento” Ex. “isto sabe bem!”.

A PARTILHA DO R.!

A família do R. ao saber do recomeço do nosso projecto Biblioteca “Sonhar a Ler”, quis partilhar um dos livros favoritos do R.. Da colecção Toca Bebé, o livro Quinta da Civilização. Este livro alarga as experiências sensoriais e permite que o adulto interaja com a criança optimizando a comunicação oral.

Gostámos muito do livro.
Obrigada R. e Família!


“Partindo do princípio fundamental que nenhuma aquisição é independente das outras anteriores e sabendo que a comunicação vocal e verbal estabelece uma ligação única entre criança/adulto, é de fundamental importância cada olhar e gesto do bebé. Eles reflectem um movimento que dentro de si o bebé dirige às pessoas e às coisas que o rodeiam”. (S. A. Rigolet, 2000)

PARABÉNS PARA O B.!

Esta semana tivemos a oportunidade de juntar as três salas da mini creche para comemorar o aniversário do B.…

Parabéns pelo teu primeiro aninho!


Estes momentos de vivências partilhadas influência a postura da criança em relação ao meio envolvente. “os adultos podem promover a boa disposição de uma criança com sorrisos e entusiasmo. A forma como a criança se sente em relação a si própria e ao mundo é um reflexo da sua relação com o adulto” . (J. Silberg)

Muitas histórias...

Todas as semanas é dinamizada a Hora do Conto, recorrendo a histórias em suporte papel, digital, slides ou com recurso a dramatizações.
Mas esta semana colocámos uma história em suporte de papel na nossa biblioteca (finalmente podemos expor trabalhos/mapas/histórias nas paredes ao nível das crianças, estes costumavam serem arrancados e rasgados mas não desistimos :) ) ... e que giro que ficou.
As crianças mostraram-se muito interessadas e atentas à história e passados três dias ainda se encontra exposta na biblioteca, visto o grupo mostrar-se ainda muito curioso em relação às imagens.


Infelizmente hoje em dia poucas crianças têm o privilégio de ouvir histórias em casa, contadas pelos pais ou familiares próximos.

Mas não nos pudemos esquecer que as histórias estimulam a atenção, a memória, cultivam a sensibilidade e ajudam por vezes a resolver conflitos emocionais e o imaginário da criança.

Massa Mágica??

Como as crianças da Sala da Fantasia gostam muito de explorar novos materiais experimentámos esta semana uma actividade muito enriquecedora: Massa Mágica.
A massa mágica é muito fácil de preparar, temos apenas de misturar farinha Maizena com água (tutorial em http://www.youtube.com/watch?v=fY9R4J-B6Yo&feature=player_embedded#).
Mas qual é que é a parte da magia?
Esta massa quando manipulada torna-se líquida mas quando se "espeta" um dedo na massa esta torna-se dura...

Esta actividade tinha como objectivo promover a capacidade de exploração mas também estimular a motricidade fina, promover a capacidade de iniciativa e o contacto com novas texturas.

O primeiro contacto com a massa mágica...
Muitos risos, entusiamo e surpresa!
A exploração da massa na mesa...

Ginástica na sala...

Esta semana tivemos mais uma surpresa...estas "almofadas" que nos serviram para realizar jogos motores básicos. Trabalhámos a coordenação motora, o sentido rítmico, a lateralidade e equilíbrio.
Procuramos proporcionar actividades também elas convidativas à exploração activa, tendo em atenção que estas crianças acabaram de começar a andar, a aprender a movimentar-se e a controlar o seu corpo. Assim, esta actividade promove as tarefas de movimentação, nunca perdendo de vista um sentimento de bem-estar.

Gostámos muito que também servisse de baloiço...