domingo, 20 de fevereiro de 2011

Mais uma conquista!

A L. da Sala dos Sonhos já anda sozinha!!
Esta é mais uma conquista que nos enche a todos de alegria.

S. Valentim na Sala dos Sonhos

Na Sala dos Sonhos, na semana que antecedeu o dia de S.Valentim, estivemos a explorar massa de pão com corante alimentar vermelho. Este tipo de actividades de exploração causa sempre muito interesse no grupo e a maioria das crianças para além de explorar com as mãos não resiste a provar...
Esta massa serviu para fazermos bolinhas com as quais decorámos um coração que os pais levaram para casa no dia 14 de Fevereiro.


No dia de S. Valentim fizemos digichantilly com corante vermelho (a actividade prolongou-se durante a semana) e o produto final desta actividade foram uns corações que enfeitaram o placar da nossa sala.


Mapa das Presenças na Sala da Fantasia

Todos os dias, durante o Acolhimento, cantamos a canção dos Bom-Dia e começámos agora a preencher o Mapa das Presenças. Neste momento ainda precisamos de ajuda no seu preenchimento, mas há alguns meninos que já o fazem sozinhos.
O nosso mapa é semanal e tem como objectivo ajudar as crianças a entenderem o que é uma tabela de dupla entrada mas também assimilarem a cadência dos dias da semana iniciar a contagem ( contamos as presenças no final).


Dia da Amizade na Sala da Fantasia

Na Sala da Fantasia, e como ainda somos muito pequeninos, celebramos o Dia da Amizade no dia 14 de Fevereiro!

Para nós todos os dias são dias da amizade mas este dia é um dia especial! É um dia em que somos incentivados a dar mais abraços, mais beijinhos e tentamos não fazer birras (tão usuais na nossa idade - 2 anos).
Este dia, tal como todos os outros e especialmente até aos 3 anos, fase em que é simultaneamente a mais crítica e mais vulnerável no desenvolvimento de qualquer criança, que é quando se estabelecem as bases para o desenvolvimento intelectual, emocional e moral. E tão grave como a carência a nível alimentar é a carência afectiva.



Por isso neste dia celebramos a amizade, oferecemos prendas aos nossos melhores amigos e damos e recebemos muito beijinhos...

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

S. Valentim



Na sala da Magia comemorou-se o 14 de Fevereiro, o S. Valentim, com uns óculos diferentes.
Tinha a forma de coração e as "lentes" eram de papel celofane vermelho. Assim as crianças estavam a ver tudo de outra cor, neste caso vermelho. Facto este que causou um misto de sensações, alguma estranheza por estarem a ver a vermelho, mas também de alegria, entusiasmo e divertimento, ao ponto de não os querer tirar.


Trabalho elaborado pelas crianças que levaram para casa.

"Chuva" na sala da Magia


Chegado o Inverno e com a visita quase diariamente da chuva, aprendemos uma canção intitulada:  

"A Chuva"
A chuva é um pin, ping
Constante e brincalhão
Molha tudo, tudo molha
Molha tudo no jardim
E a gente quando se molha
Faz acthim, acthim, acthim
Acthimmmm!



Todos os dias enquanto comemos a bolachinha no período da manhã, cantamo-la e já muitas crianças a sabem e fazem os gestos.
E o que usamos quando chove? Isso mesmo.. um chapéu-de-chuva! Então...


...inicialmente pintámos, pela primeira vez, com caneta sobre umas folhas muito coloridas.

 Depois realizámos uma actividade de exploração de que gostamos sempre muito. Desta vez fizemos DigiChantilly, onde juntámos corante alimentar azul e pedrinhas de sal grosso. Claro que também provámos, mas não repetimos pois era salgado e até fizemos caretas.



E este é o resultado final: as folhas que pintámos transformaram-se em chapéus-de-chuva e com o chantilly fizemos as gotinhas da chuva!

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Ciência/experiências na Sala da Fantasia

Na nossa sala, além da preocupação diária com a higiene e a alimentação de cada criança, pretendemos também fazer com que estas, por iniciativa própria construam o seu conhecimento, de forma lúdica e estimulados pela curiosidade, ou seja, que aprendam brincando.

Sendo assim, iniciámos este mês as experiências na nossa sala. Experiências simples, em que o grupo possa mexer, manipular, cheirar, etc, todos os elementos envolvidos.


"O que flutua?"


Inicialmente, realizámos a experiência numa tina grande, cheia de água e utilizámos objectos do dia-a-dia, introduzindo o conceito flutua e não flutua.

A seguir, utilizámos garrafas com água e alguna objectos, de forma a que as crianças pudessem manipular.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Culinária na Sala da Fantasia

Para comemorar o Dia de Reis os meninos da Sala da Fantasia (que não gostam nada de coisas na cabeça, por isso, nada de coroas) fizeram brigadeiros.

Primeiro observaram e depois puseram a mão na massa..e a língua..

Gostaram muito de ajudar, mas podiam ser mais brigadeiros!! É que estes meninos comiam mais do que ajudavam... ;)



O frio chegou e trouxe com ele muita neve!

Com a chegada do Inverno e do frio, as crianças da Creche tiveram uma surpresa!
Um nevão (neve artificial)!!

Os primeiros anos de vida de uma criança são determinantes por isso esta equipa tem vindo a desenvolver e a proporcionar várias actividades que "saem" da vida normal de uma Creche.