domingo, 24 de janeiro de 2010

ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO E ROTINAS

A organização do espaço educativo deve estar em sintonia com o método de trabalho de cada educador. Neste sentido preconiza-se uma sala que (embora tenha à partida a desvantagem de ser muito reduzida para o número de crianças que abrange) tenha espaços adaptados às necessidades das crianças e que deva conseguir que cada criança participe e cresça tanto quanto possível individualmente como em contextos de grupo.
Desta forma o espaço está organizado por “áreas”, que são espaços abertos dentro da própria sala, cuja organização e decoração resulta de um trabalho conjunto de todos os intervenientes, este senso colectivo é igualmente responsável por quase todas as decisões que envolvem o nosso quotidiano escolar.
Sendo assim, apresentamo-vos as áreas dentro da nossa sala:
􀂙 Área do Tapete: onde conversamos, contamos novidades e fazemos as nossas comunicações;
􀂙 Área da Casinha: onde damos 'asas' ao faz de conta, à imaginação e à repetição dos comportamentos dos 'grandes';
􀂙 Área dos Jogos: onde brincamos individualmente ou por vezes em grupo, onde experimentamos conceitamos matemáticos e estimulamos o nosso raciocício e motricidade fina;
􀂙 Área da Biblioteca: onde contamos histórias e lengalengas, lemos poesias, conversamos, contamos novidades e fazemos as nossas comunicações;

􀂙 Área da Expressão Plástica: onde nos sujamos, experimentamos, sentimos, cheiramos, criamos e recriamos.

Agora que já temos as nossas áreas definidas andamos a "trabalhar" para que as crianças se tornem o mais autónomas possível dentro delas.

Sendo assim, organizámos a nossa casinha de forma diferente. Visto as nossas crianças serem ainda muito pequenas e mesmo depois de várias ajudas dos adultos da sala, estas continuavam a terem alguma dificuldade na arrumação. Então a Educadora Catarina da Sala dos Sonhos sugeriu que colocássemos fotos dos objectos nos lugares onde cada um deveria estar arrumado. Como gostámos muito da ideia assim o fizemos!!

Sem comentários:

Enviar um comentário