domingo, 10 de janeiro de 2010

UMA FORMA ALTERNATIVA DE AVALIAÇÃO


O que é um Portefólio?

Cada Portfólio é uma criação única, onde se selecciona as evidências da aprendizagem e inclui reflexões sobre o processo desenvolvido.”
(Barton e Collins, 1997)


O Portefólio é um álbum do crescimento, da aprendizagem e do desenvolvimento.”
(Parente, 2002)

Afigura-se como uma estratégia que se inscreve no movimento de avaliação alternativa e que apresenta componentes adequadas para a avaliação de crianças pequenas, tornando possível aceder a múltiplas fontes de evidência para olhar e documentar o processo de aprendizagem da criança.”
(Grubb e Courtney, 1996)

Os Portefólios são colecções sistematizada e organizada de trabalhos das crianças, que podem incluir amostras escritas, trabalhos de arte, registos de comportamentos das crianças, amostras de resolução de problemas. Esta colecção é utilizada como evidência para monitorizar o crescimento do conhecimento das crianças, suas competências e atitudes.”
(Vavrus, 1990)


Para a Equipa da Creche o Portefólio é um processo contínuo e exige a observação da criança e a análise crítica a todo o momento. Permite à educadora ir construindo um ponto de vista global sobre o processo educativo da criança. Constitui uma estratégia de avaliação alternativa onde apresenta de forma documentada as aprendizagens e o desenvolvimento da criança.

Sem comentários:

Enviar um comentário