quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Estamos a crescer!!

Os meninos da Sala da Fantasia estão a crescer!
Desde a semana passada que algumas crianças da Sala da Fantasia começaram a usar a sanita!!
Para incentivar o uso da sanita, foi construído um mapa regulador desta acção, que é preenchido por cada criança.

A equipa da sala gostaria apenas de realçar que o deixar a fralda é um marco fundamental no desenvolvimento. E, como todos os outros, deve ser uma conquista da criança, no momento em que estiver pronta.

Segundo Terry Brazelton existem sete sinais que nos alertam para esta possível conquista: já não querer estar sempre de pé e a andar de um lado para o outro; a linguagem estar bastante desenvolvida; saber dizer não; saber pôr as coisas no sítio certo; começar a imitar os pais e irmãos mais velhos; começar a manter-se seca durante uma ou duas horas; fazer cocó a horas certas e estar a conquistar a consciência do seu corpo.
Estes sete sinais eleitos por Brazelton como essenciais revelam que o controlo dos esfíncteres, ou seja, aprender a reter durante algum tempo o chichi e o cocó, é uma capacidade complexa e que está relacionada com uma série de outras aquisições.


Esta conquista só é possível quando existe uma parceria com os pais/família, por isso deixamos aqui alguns conselhos: tenham muita paciência; no fim de semana no caso de terem de sair de casa, usem as «fraldas-cueca»; mostrem muita satisfação de cada vez que a criança pede para fazer chichi ou cocó e faz no bacio ou na sanita; nunca forçar uma criança a estar sentada no bacio e não cair na tentação de fazer comparações com outras crianças.

1 comentário:

  1. achei o quadro uma ideia muito giro. será que segue o método do MEM?

    ResponderEliminar