domingo, 24 de outubro de 2010

Informação

Para os pais/encarregados de educação que não puderam estar presentes, deixamos aqui um breve resumo da primeira Reunião de Pais.

A equipa da Creche considera que cada grupo tem as suas especificidades e como tal deve realizar um trabalho com as crianças de acordo com o seu desenvolvimento.

Sendo assim, o trabalho realizado com as crianças deverá privilegiar os momentos de rotina diária e integrar as actividades sócio-pedagógicas adequadas a cada grupo etário. 
As rotinas na Creche estão divididas por diversos momentos: acolhimento, higiene, refeições, repouso, actividades sócio-pedagógicas e regresso à família. 

As actividades sócio-pedagógicas baseiam-se nas áreas de desenvolvimento da Creche e da construção activa da realidade através da metodologia de aprendizagem pela descoberta.


Áreas de Desenvolvimento na Creche

Autonomia (criança mais independente na sua higiene, alimentação e nas suas escolhas);

Cognição (desenvolvimento do raciocínio lógico, do pensamento lógico-matemático e científico);

Comunicação e linguagem (estimular a linguagem oral e fomentar o gosto pela linguagem escrita);

Motricidade (desenvolvimento da motricidade fina e global);

Socialização (desenvolvimento da relação criança/criança, criança/adulto, criança/espaço).


A actividade complementar Movimento e Dança Criativa dinamizada por uma professora licenciada pela Faculdade de Motricidade Humana realiza-se à 6ª feira nos seguintes horários:

-Sala dos Sonhos das 9h45 às 10h15;

-Sala da Magia das 10h15 às 10h45;

-Sala da Fantasia das 10h45 às 11h15.

Este ano lectivo iniciaremos também a higiene oral em todas as salas, após a refeição do almoço. É necessário que cada criança tenha a sua escova de dentes ou dedeira (bebés) e pasta de dentes.

A equipa da Creche divulga o seu “trabalho” com as crianças, conquistas e novidades através de : placares no exterior das salas; caderno Vai e Vem; blogue “Sonhos, Magia e Fantasia” e o site sa instituição.

A avaliação das crianças é realizada de uma forma formativa através de grelhas e fichas por grupo etário (registo de comportamentos, atitudes e aprendizagens): Plano de Acolhimento Inicial; Ficha de Avaliação (início e final do ano lectivo) e Plano de Desenvolvimento Individual .

A avaliação com as famílias é realizada nos seguintes momentos: Reuniões de Pais (2 em grupo e 1 individual); Atendimentos Mensais (individuais) e Plano de Formação/Informação (distribuição de folhetos, realização de sessões/acções de formação com base nos Questionários de Expectativas das Famílias).

O Serviço de Psicologia da responsabilidade da Psicóloga da instituição e de uma estagiária do Instituto Superior de Psicologia Aplicada, dinamizará ao longo deste ano lectivo o projecto “P@pás e Psicologia” através de: folhetos sobre várias temáticas; placar sobre o desenvolvimento infantil; reuniões individuais com as famílias (caso estas o requisitem); e-mail e observação em sala.

A Creche como Centro de Estágios recebe ao longo do ano lectivo vários pedidos de estágios curriculares e/ou profissionais como forma de difusão e partilha das nossas práticas pedagógicas e também, como medida de promoção do desenvolvimento pessoal e social (formadores e formandos): Escola de Mães; Universidades; Escolas Profissionais ; Creche Familiar (Estágios para Amas) e IEFP/Centro de Emprego.
O horário de atendimento telefónico por parte das Educadoras de Infância é das 12h30 às 13h.

A calendarização dos atendimentos mensais pelas Educadoras de Infância está afixada no painel de informações da Creche.

Sem comentários:

Enviar um comentário