domingo, 6 de março de 2011

Experiência: Quente & Frio

Segundo Post e Hohmann (2003), é através da coordenação do paladar, tacto, olfacto, visão, audição, sentimentos e acções que as crianças até aos três anos de idade são capazes de construir conhecimento, pois, recolhem informação sobre o mundo que as rodeia através dos sentidos e aprendem através da acção física.
Neste sentido, é necessário que o adulto lhes coloque à disposição materiais que lhes suscite a curiosidade e o desejo de tocar e nada melhor do que materiais naturais.

Assim, realizámos uma experiência para termos contacto com diferentes temperaturas e conseguirmos distinguir o quente do frio.



1º. Foi distribuído a cada criança uma tigela com duas pedras de gelo;


2º. Seguidamente, foi distribuído uma tigela com água ambiente;


3º. Por fim, cada criança teve contacto com água mais quente.

As reacções foram diversas: houve crianças que manifestaram-se através de gestos (I. e D.), de expressões (C., V. e A.C.) enquanto que outras proferiram algumas palavras: "fio" (B.), "ai tente" (G.) e "bo" (D., referindo-se ao formato do gelo)

1 comentário:

  1. Este ano ainda não tinha tido oportunidade de comentar que as vossas actividades são sempre uma surpresa deliciosa. De facto, proporcionar momentos de descoberta e "embarcar" no entusiasmo da procura é mesmo um trabalho fantástico. Parabéns.

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