sábado, 6 de fevereiro de 2010

Pedagogia do Afecto é um termo criado pelo autor Carlos França, o qual designa as relações interpessoais de afectividade em sala de aula. Resumidamente é a introdução no processo educativo, de teorias e técnicas que façam prevalecer a amizade, a ternura, o toque afectivo, o respeito mútuo, etc. A importância da educação emocional é fundamental, para que não se criem no futuro indivíduos altamente intelectualizados (cognitivos) e com baixo equilíbrio psicológico.
Esta teoria é oriunda do conceito passado pelo livro muito famoso ‘Terapia do Abraço’ de Kathleen Keating, no qual a autora enfatiza a importância do contacto físico entre adultos e principalmente na formação psicológica da criança.
Estudos científicos já comprovaram que a criança que é criada com pouco afecto, pouco carinho, pouco contacto físico, desenvolve-se mais lentamente. Na obra de Kathleen, ela afirma que o abraço é uma forma especial de tocar, porque abraçar faz-nos sentir seguros, queridos, melhora a auto estima, acaba com a solidão e muito mais. Em uma criança o abraço faz milagres, faz com que ela se sinta amada, querida, segura, confortável e com a auto-estima elevada (in:
www.portalis.co.pt).
A equipa da Creche aconcelha o visionamento do pequeno filme, aceda ao link:
...lá pela Creche vamos dando muitos "Abraços de Urso" ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário