domingo, 14 de novembro de 2010

Cesto dos Tesouros na Sala da Fantasia

Desde o nascimento as crianças agem e relacionam-se com o meio em que vivem, físico e social, num mundo de sentimentos, de interações e de objetos, construindo conhecimentos sobre a realidade e sobre eles mesmos.

A actividade Cesto dos Tesouros normalmente direccionada para bebés até aos 18 meses, tem como objectivo o brincar heurístico reunindo e oferecendo um foco para uma rica variedade de objetos quotidianos, escolhidos para oferecer estímulos aos diferentes sentidos.

O Cesto dos Tesouros desta vez, estava cheio de objectos naturais: penas, castanhas, conchas, pedras, cordel, etc. O grupo ficou muito atento à apresentação da actividade e mostrou-se muito surpreendido (muito riso e muitos ohhhs!!).

Depois de apresentada a actividade as crianças puderam explorar o Cesto livremente sem a orientação do adulto, o que segundo Kishimoto, “por ser uma ação iniciada e mantida pela criança, possibilita a busca de meios, pela exploração ainda que desordenada, e exerce papel fundamental na construção de saber fazer”.

1 comentário: