domingo, 13 de março de 2011

A descoberta dos números - Sala da Fantasia


Observando o grupo, denotámos que algumas crianças interessavam-se e mostravam-se bastante curiosas pelos números que iam encontrando nas revistas que utilizamos para alguns trabalhos. Sendo assim, e como não temos muito espaço na nossa sala, utilizámos os nossos cacifos como suporte para  números com íman.


Este tipo de actividade é sempre assistida por um adulto, que serve de suporte mas também vai colocando algumas questões : "Que cor é esta? Quantos números estão aqui? Que número é este?".

Ao longo do ano, a equipa da Sala da Fantasia, de forma a proporcionar diferentes desafios ao grupo, vai dinamizando diversas actividades, sempre na Zona de Desenvolvimento Próximo (ZDP) das crianças.
A ZDP consiste na distância entre o nível de desenvolvimento real e o nível de desenvolvimento potencial. Segundo Vigotsky, a zona de desenvolvimento proximo hoje será o nível de desenvolvimento real amanhã.

1 comentário:

  1. Ola!
    Também já tenho números no frigorífico, copiando a ideia. Não se trata de impor conhecimentos que não são adequados à idade, mas se eles querem saber, porque não. Os números estão em vários sítios, nas portas da rua, nas portas dos elevadores. Parabéns pelo bom trabalho. Mãe Sofia

    ResponderEliminar